"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Desafio da semana: Audacity

Audacity é um editor de áudio gratuito "que permite captar, reproduzir e editar sons". Com Audacity você pode gravar áudio ao vivo do microfone ou qualquer outra entrada de áudio de seu computador, cortar, copiar, colar e juntar sons e faixas de áudio, alterar a velocidade ou o timbre de uma gravação bem como salvar áudio em formato mp3. O software tem uma interface de usuário em Português além de interfaces para muitas outras línguas.

Descarregue em seu computador o software de instalação da última versão estável do Audacity. Ao executar o software de instalação, a janela "Setup - Audacity" se abrirá. Clique no botão "Next", marque a alternativa "I accept this agreement", clique no botão "Next" quatro vezes em sucessão, clique no botão "Install" e, por último, no botão "Finish". A janela de execução do Audacity se abrirá.

A fonte do áudio a ser gravado pode ser o microfone ou a saída nos alto-falantes, entre outras possibilidades. Para a primeira opção selecione "Microfone" na caixa de fundo branco chamada "combo box" em linguagem técnica (aperte a seta para baixo para ver todas as opções) ou "Mix de saída de som wav" para a segunda alternativa. Para iniciar uma gravação, aperte o botão com o círculo vermelho. O término de uma gravação ocorre quando o botão com o quadrado amarelo é apertado. Uma seleção de um trecho de áudio pode ser marcada ao se apertar o botão esquerdo do mouse no ponto desejado do trecho gravado e se arrastar o cursor com o botão esquerdo do mouse apertado até o ponto final da seleção pretendida. Neste ponto solte o botão do mouse.

Uma vez demarcada a seleção desejada, ela pode ser "tocada" (apertar o botão com o triângulo verde), a seleção pode ser cortada fora da gravação (apertar o botão pequeno com o ícone da tesoura), os trechos antes e depois da seleção podem ser apagados (apertar o terceiro botão à direita do botão com o ícone da tesoura), a seleção pode ser "silenciada" (apertar o quarto botão à esquerda do botão com o ícone da tesoura) e assim por diante. Para salvar o o áudio resultante da gravação/edição, abra o menu "Arquivo" e escolha a opção "Exportar como MP3...".

Agora, por exemplo, você já pode gravar uma declamação sua ou de um aluno seu, gravá-la em formato mp3 e reproduzi-la no Spider Player! Não é fantástico?

Nenhum comentário:

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)