"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 23 de julho de 2007

Desafio da semana: Spider Player, o tocador mp3, e as músicas dos "bons tempos"

O Spider Player é um software para reproduzir áudio em formato mp3 (e alguns outros formatos) no seu computador. O software é gratuito e bastante "leve" se comparado com as demais alternativas. Outra vantagem: durante o seu processo de instalação não é preciso estar conectado na internet como exigido por diversos outros tocadores de áudio.

Para descarregar o software de instalação, clique no botão "DOWNLOAD NOW" da página do Spider Player e, a seguir, clique em "Download Installer". Uma vez descarregado, execute o software de instalação na sua máquina. Na janela "Selecionar Idioma do Programa de Instal...". clique no botão "OK". Depois, na janela "Spider Player - Programa de Instalação", clique no botão "Avançar", selecione "Eu aceito os termos do Contrato", clique quatro vezes, em sucessão, no botão "Avançar", a seguir clique no botão "Instalar", mais uma vez no botão "Avançar" e finalmente no botão "Concluir".

A execução do Spider Player será iniciada automaticamente. Clique com o botão direito do mouse em qualquer região da janela de execução do Spider Player. Escolha a opção "Options" do menu que acabou de ser aberto. Em "Language", escolha "Portuguese". Pronto, a interface de usuário do software está configurada para Português.

E agora? Que músicas vamos tocar no Spider Player? Que tal músicas do "seu tempo" ou, caso ainda muito jovem, do "tempo de seus pais"? Vamos para a página "Dr. Joe's Oldies and Goodies music page". A maioria das músicas nesta página está no formato mp3. No Firefox, se você colocar o cursor em cima do nome de uma música, então na "área de status" (barra inferior da janela do Firefox) aparecerá o endereço de internet (também conhecido como URL) da música. Se o sufixo for .mp3, então ela está no formato adequado para o Siper Player.

Como descarregar uma música daquela página na sua máquina? Primeiramente crie uma pasta nova para depositar as músicas. Depois volte à pagina com as músicas, posicione o cursor em cima da música mp3 de seu interesse, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar link como...". Na janela "Salvar como", navegue até o diretório onde você deseja depositar a cópia da música e clique no botão "Salvar". Repita o procedimento para mais algumas músicas.

Chegou a hora de tocar no Spider Player as músicas descarregadas da internet. Abra a janela de execução do Spider Player e clique no botão "+" no canto inferior esquerdo. Escolha a opção "Escolher pasta...". Na janela "Procurar pasta", navegue até a pasta com as cópias das músicas e clique "OK". Aguarde. Quando aparecer a lista de músicas em "Playlist", dê um duplo clique na música que você quer escutar primeiro. A música será reproduzida e depois as demais que se sucedem. Se você quiser tocar as músicas em ordem aleatória (isto é, ao acaso), então clique nas duas setas que se cruzam à esquerda da imagem da aranha.

Agora explore um pouco mais o Spider Player para ver o que mais é possível fazer com o software. Divirta-se!

Quer levar músicas em formato mp3 para os computadores da sua escola ainda não conectados à internet? Então grave em um CD o software de instalação do Spider Player e o diretório com as músicas em um CD. Em cada computador da escola instale o Spider Player a partir do CD conforme o procedimento apresentado acima e copie o diretório com as músicas para o disco rígido. Adicione as músicas à lista do Spider Player conforme instruções acima e tudo estará pronto para você compartilhar as músicas com os seus alunos!

Nenhum comentário:

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)