"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Desafio da semana: Streamripper - coleta automática de músicas para o seu uso pessoal

O "Streamripper" é um software livre e, portanto, gratuito, que separa trilhas sonoras de rádios Web que transmitem áudio no sistema "SHOUTcast" (wikipédia). Enquanto você ouve a sua rádio Shoutcast preferida no tocador "Winamp" (wikipédia), você pode descarregar automaticamente tudo o que você ouve em seu computador para depois escutar novamente as músicas preferidas quantas vezes quiser no seu computador ou no seu aparelho de som caso você decida gravar tais músicas em CDs. Se você ainda não tem o "Winamp" instalado no seu computador (em caso de dúvida, simplesmente proceda com o processo de instalação conforme descrito a seguir), então instale-o agora para poder usar o "Streamripper". Para tal descarregue o software de instalação do "Winamp" no seu computador e execute-o.

Proceda da seguinte forma ao longo do processo de instalação: clique no botão "I Agree"; clique no botão "Next"; desfaça a seleção "eMusic Icon and Offer for 50 Free MP3s!"; clique quatro vezes em sucessão no botão "Next"; clique no botão "Install"; aguarde; quando solicitado, forneça os dados relevantes em "User Information" (melhor não selecionar as duas alternativas com o rótulo "Yes" alguma coisa para preservar a sua privacidade); clique no botão "Send" e, a seguir, no botão "Run Winamp". Pronto, o "Winamp" será aberto.

Muitas das rádios "Shoutcast" transmitem um só um gênero musical e a maioria em formato mp3. No sítio do "Shoutcast", quando você fornece o gênero musical (rock, samba, sertaneja, bossa nova, ...) que você gostaria de ouvir no campo rotulado "Search for" e clicar no botão "Go!", então uma lista de rádios com aquele estilo são apresentadas a você. Nas rádios transmitindo naquele momento é indicado a música que está sendo tocada em "Now playing:". Na coluna "Listeners Max" você tem o número de ouvintes sintonizados em um particular rádio no instante em que foi aberta a página bem como a capacidade máxima de ouvintes simultâneos que ela é capaz de atender.

Como "sintonizar" numa rádio dessas? Clique no botão "Tune in!" em frente à descrição da rádio desejada. Dependendo da configuração dos softwares na sua máquina, o "Winamp" é aberto automaticamente já estabelecendo a conexão com a rádio para começar a receber a transmissão ou uma janela como a abaixo se abre. Se o último for o caso, então assegure-se que a escolha seja o "Winamp" no campo "Abrir com:" e clique no botão "OK".

Se não for nenhum dos dois casos acima, então execute primeiramente o "Winamp" (acione-o manualmente caso ainda não esteja sendo executado). Depois vá ao sítio do "Shoutcast", posicione o cursor sobre o botão "Tune in!" em frente à descrição da rádio desejada, dê um clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Copiar link" no menu que acaba de ser aberto. Volte ao "Winamp", clique em "File" na barra de menus, escolha a opção "Play URL", aperte concomitantemente Crtl V e clique no botão "Open". A conexão com a rádio será aberta e a recepção se iniciará.

Agora você já sabe sintonizar em uma rádio "Shoutcast". Como descarregar na sua máquina aquilo que você está ouvindo? Para tal você precisa instalar agora o "streamripper winamp 2/5 plugin". Abra a página referente ao software de instalação do "streamripper winamp 2/5 plugin". Clique no identificador com o sufixo ".exe", pois ele representa o software de instalação da versão estável mais recente. No momento da publicação da presente postagem tal identificador era "srwa5-1.62.2.exe". Clique em "Salvar arquivo". Se o "Winamp" estiver executando, então finalize a sua execução. A seguir, execute o software de instalação. Clique em "Install" e depois em "Sim". Feche o "Bloco de Notas" com o texto em Inglês. O "Winamp" será aberto juntamente com uma pequena janela do "Streamripper".

Agora "sintonize" em uma rádio "Shoutcast" de sua preferência conforme descrito anteriormente. Uma vez sintonizada a rádio, você agora é capaz de gravar a sua programação. Para tal clique no botão "Start" da janela do "Streamripper".

Onde as músicas estão sendo gravadas? Clique no botão "Options" (ou "Config", dependendo da versão) do "Streamripper" e clique na aba "File". No campo "Output directory:" você encontrará a informação que você procurava. Se você prefere que as músicas sejam gravadas em outro diretório (pasta), então clique no botão "..." à direita do campo e faça a sua escolha. Para cada rádio sintonizada será criada um subdiretório separado como ilustrado abaixo.

No diretório "incomplete" são descarregadas os áudios incompletos por algum problema (início de registro no meio de uma música, pausa na recepção, ...). Eles podem ser descartados.

Um bom divertimento com as músicas do seu gênero predileto!

15 comentários:

Anônimo disse...

Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any
widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest
twitter updates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

Also visit my weblog: glutenfreie Ernährung
Also see my web site: Wie kann man sich die gesunde und ausgesprochen einfache Diät bei Zöliakie vorstellen

Anônimo disse...

There is definately a lot to learn about this issue.
I really like all of the points you made.

My web site :: carbs in bread

Anônimo disse...

Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News.
Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
I've been trying for a while but I never seem to get there! Thanks

Visit my blog post paleo ernährung
My web page :: low carb milk

Anônimo disse...

Remarkable! Its really amazing post, I have got much clear idea regarding from
this article.

Also visit my homepage ... kohlenhydratarme lebensmittel
Also see my webpage - glutenfreie Ernährungsform

Anônimo disse...

hi!,I like your writing very so much! proportion
we keep up a correspondence extra about your post on AOL?
I require an expert on this house to unravel my problem.
Maybe that is you! Having a look forward to look you.

Also visit my web blog - hypnose zum abnehmen
Also see my webpage - leichter abnehmen tipps

Anônimo disse...

Highly descriptive article, I loved that a lot. Will there be a part 2?



Here is my site - wordpress blogs

Anônimo disse...

Thanks very nice blog!

my web-site massai diät

Anônimo disse...

I simply couldn't leave your website prior to suggesting that I really loved the standard information a person supply for your guests? Is going to be back continuously in order to investigate cross-check new posts

Look at my website; tipps blog wordpress

Anônimo disse...

Your style is so unique in comparison to other people I've read stuff from. Thanks for posting when you've got the opportunity,
Guess I will just bookmark this blog.

Here is my page paleo diät regeln

Anônimo disse...

Hello are using Wordpress for your blog platform? I'm new to the blog world but I'm trying to get
started and set up my own. Do you require any coding
expertise to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!


Feel free to surf to my blog post diät durch blutanalyse

Anônimo disse...

Why people still make use of to read news papers when in this technological world all is presented on web?


my blog post :: Traditionelle Thai Massage in Wiesbaden

Anônimo disse...

Superb blog you have here but I was wanting to know
if you knew of any community forums that cover the same topics talked about here?
I'd really like to be a part of group where I can get suggestions from other experienced people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Thanks a lot!

Feel free to surf to my homepage :: börsenkurse online
Also see my page > ertrag in mainz

Anônimo disse...

I love what you guys tend to be up too. This kind of clever work and reporting!
Keep up the great works guys I've included you guys to my personal blogroll.

Feel free to visit my blog post: low cap diät

Anônimo disse...

With havin so much written content do you ever run into any problems
of plagorism or copyright infringement? My site has a lot of
unique content I've either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any techniques to help prevent content from being stolen? I'd
certainly appreciate it.

Also visit my website - low carb milk

Anônimo disse...

Hello! This is my first comment here so I just wanted to give a quick
shout out and say I truly enjoy reading your posts.
Can you recommend any other blogs/websites/forums that
cover the same subjects? Thanks a ton!

my web page - testberichte und
Also see my site > rassekatzen

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)