"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 25 de junho de 2007

Desafio da semana: explorar atividades no RIVED

O RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) é um programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED do Ministério da Educação, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais. Os conteúdos disponíveis procuram estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática à novas abordagens pedagógicas. O objetivo do RIVED é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. Através deles, o aluno tem a possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas idéias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas.

Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados de forma que o usuário possa visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados, garantindo-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e permitindo que os conteúdos sejam copiados e distribuídos desde que se atribuam os créditos aos autores.

Os conteúdos do RIVED vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso. Cada professor tem liberdade de usar os conteúdos sem depender de estruturas rígidas: é possível usar o conteúdo como um todo, apenas algumas atividades ou apenas alguns objetos de aprendizagem como animações e simulações.

Associados aos conteúdos disponibilizados no RIVED estão também indicações de vídeos veiculados pela TV Escola que complementam o conteúdo trabalhado, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem do aluno.

Para procurar por um conteúdo do RIVED, entre no sítio e digite termos relevantes na caixa de pesquisa apresentada pelo sítio e clique então no botão “Pesquisar” (neste sítio, diferente de outros sistemas de busca, as palavras devem ser digitadas com acento!).

Observe os resultados encontrados. Na imagem abaixo, um exemplo de conteúdo relacionado com matemática para a 5ª série do ensino fundamental.

IMPORTANTE! Para utilizar qualquer uma das opções (Guia do Professor, Download, Visualizar, Detalhar, Comentar) a opção de “Bloquear janelas popup” do seu navegador Firefox deve estar desabilitada! Para fazer isso, no navegador Firefox, clique no menu Ferramentas, depois em Opções e, na aba Conteúdo, desmarque a opção “Bloquear janelas popup”.

Para utilizar o conteúdo, clique na opção “Visualizar”. Uma nova janela será aberta e o conteúdo será apresentado. Em geral os conteúdos possuem instruções e/ou pequenas histórias contextualizando uma determinada situação. É interessante explorar a atividade, lendo as instruções apresentadas. Para esclarecer dúvidas com relação ao conteúdo uma opção interessante é o Guia do Professor, disponível em cada atividade.

O desafio da semana é explorar atividades disponíveis no Rived e contar um pouco da sua experiência no seu diário virtual!

Nenhum comentário:

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)