"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 11 de junho de 2007

Desafio da semana: captura de imagem na tela

Você viu alguma imagem interessante em um documento ou na internet e quer usá-la em sala de aula? O X-Dev Image é um software gratuito para capturar imagens de áreas retangulares apresentadas na tela do seu computador e possui uma interface de usuário em Português.


Primeiramente descarregue o software de instalação do X-Dev Image no seu computador e inicie a sua execução. Clique no botão "Avançar", selecione "Eu aceito a licença", clique 4 vezes nos botões "Avançar" apresentados em sucessão, clique no botão "Instalar" e, finalmente, no botão "Concluir". O X-Dev Image é executado. Minimize a janela do programa ao clicar no botão com a seta apontando para baixo na parte superior de tal janela.

Agora escolha uma imagem que você gostaria de copiar no todo ou em parte. Para tal navegue na internet ou abra documentos que você dispõe no seu computador. Uma vez encontrada a imagem, maximize a janela do X-Dev Image (isto é, clique no nome da ferramenta localizada na barra de ferramentas, na parte inferior do seu monitor) e escolha a função "Capturar tela" (clique no terceiro ícone da esquerda para a direita na barra de ícones, isto é , no ícone com um monitor com um globo nele). Uma "mira" (duas retas perpendiculares) irá aparecer na tela que pode ser deslocada com o movimento do mouse.


A mira deve ser posicionada no canto superior esquerdo da área da tela que você quer capturar. Aperte o botão direito do mouse e não o largue! Ao movimentar o mouse, uma segunda mira vai aparecer que deve ser posicionada no ponto da tela que representa o ponto inferior direito da área retangular a ser capturada. Os dois números que aparecem junto à segunda mira representam a largura e a altura da área retangular delimitada, em termos de pixels (na figura abaixo, 248 e 180, respectivamente).


Ao alcançar o ponto inferior direito do retângulo a ser capturado, solte o botão do mouse e a imagem delimitada pelo retângulo selecionado é imediatamente capturada pelo X-Dev Image, sem nenhuma ação adicional. Agora você precisa salvar a imagem em um arquivo. Para tal, clique no segundo ícone no formato de um disquete ("Salvar imagem"), selecione um diretório, dê um nome para o arquivo e clique no botão "Salvar". A imagem capturada pode, agora, ser usada em uma transparência, em um documento ou mesmo em uma página Web caso você tenha autorização para tal.

O X-Dev Image é, ainda, capaz de realizar outras coisas interessantes com imagens. Explore um pouco o software e descubra por você mesmo.

Nenhum comentário:

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)