"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 4 de junho de 2007

Desafio da semana: captura e visualização de vídeos do YouTube

O YouTube é um serviço de compartilhamento de vídeos na internet. Os seus usuários podem depositar lá as suas produções, associar marcadores ("tags") para facilitar a sua localização pelo mecanismo de busca do próprio YouTube por outros usuários e, uma vez depositados, os vídeos podem ser assistidos por qualquer um. Muitos vídeos não têm nenhum valor pedagógicos, mas alguns são interessantes e poderiam ser utilizados em atividades escolares.

Por que capturar vídeos do YouTube se eles estão disponíveis na internet para quem quiser assisti-los? Os vídeos, como outros conteúdos na internet, são mais voláteis do que livros em uma biblioteca. Eles aparecem e desaparecem. Depende dos responsáveis pelos conteúdos, que podem removê-los da internet a qualquer momento. Se você encontrar um vídeo que você pode aproveitar em suas aulas, então é prudente manter um cópia na sua máquina para dispor dele no momento em que dele necessitar. Outra possível razão pode ser a falta de acesso à internet dos computadores de sua escola. Nesse caso, você obtém uma cópia do vídeo de seu interesse em um computador com acesso à internet e leva a cópia em um CD para o computador da escola.

Como descarregar os vídeos? Existe um plugin do Firefox que pode nos auxiliar nesta empreitada. Seu nome é Fast Video Download. Clique no botão "Install Now". Clique no botão "Instalar agora" da janelinha "Instalação de programas". Aguarde o término da instação e, então, clique no botão "Reiniciar o Firefox" da janelinha "Complementos". Depois de reaberto o Firefox, você verá, no lado direito da barra inferior do Firefox, uma tirinha de um filme com uma seta amarela apontando para baixo. Este é o ícone do Fast Video Download. Antes de ver como funciona o plugin, vamos instalar um outro software.

Os vídeos no YouTube encontram-se no formato FLV e é necessário um "tocador" especializado para visualizá-los. Um tocador gratuito desta natureza se encontra na página pessoal de Nikola Dachev. Em tal página, clique no nome "nFLVPlayer". Uma nova página se abrirá. Clique agora em "nFLVPLayer latest version". Faça a rolagem vertical da nova página, que se abriu a seguir, até encontrar o botão "Download" e clique nele. Na próxima página, clique em "I Agree". Na janelinha "Abrir nFLVPlayer_Setup.zip", selecione a opção "Abrir com" e escolha o seu descompressor de arquivos predileto (se você não tiver nenhum software assim instalado na sua máquina, então instale o "IZArq" mencionado no "Desafio da semana: compressão e descompressão de arquivos, a "máquina virtual Java" e o programa VerbOS") e dê um clique duplo no botão "OK".

Ao se abrir a janela do software de descompressor, clique em "nFLVPlayer_Setup.exe". Na tela do software de instalação do "NFLVPlayer", clique no botão "Next", selecione "I accept the agreement", clique quatro vezes, em sucessão, no botão "Next", remova a seleção de "View read.me" e, finalmente, clique no botão "Finish". O seu tocador FLV já está instalado!

Será que funciona? Entre na página do YouTube com o vídeo de nome "Lagosta em Fernando de Noronha". Deixe começar a apresentação do vídeo e depois clique no ícone do "Fast Video Download". Se aparecer uma janelinha com a mensagem "Não foi possível encontrar os dados solicitados", então clique no botão "OK" e tente novamente. Quando aparecer a janelinha "Salvar como", escolha a pasta (o diretório) em que você quer que o vídeo seja depositado e clique no botão "Salvar". Agora vá até o diretório escolhido e dê um clique duplo no nome do arquivo que contém o vídeo. Na primeira execução do tocador FLV nFLVPlayer vai aparecer a janelinha "About nFLVPlayer - FLV Video Player". Clique no botão "Close" e, depois, na janelinha com a pergunta "Do you want to associate nFLVPlayer with FlashVideo(.flv) files?", clique no botão "Yes". Clique, agora, no ícone que representa uma pasta aberta, localize o arquivo que contém o vídeo capturado, selecione o arquivo e clique no botão "Abrir". A apresentação da cópia do vídeo depositada na sua máquina vai começar. Recline na cadeira e divirta-se! Não esqueça da pipoca!

O que fazer para assistir vídeos em formato FLV em uma máquina sem conexão à internet? Você precisa gravar em um CD o software de instalação do nFLVPlayer e a cópia dos vídeos de seu interesse. Leve o CD para a máquina sem conexão à internet, execute o software de instalação do nFLVPlayer, conforme instruções acima, e copie os arquivos com os vídeos para o disco rígido da máquina na qual você instalou o nFLVPlayer. Agora execute o nFLVPlayer, clique no ícone que representa uma pasta aberta, navegue até a pasta com os vídeos e escolha um para assistir. Um bom divertimento!

2 comentários:

Ana Lúcia disse...

Fiz o download dos programas e instalei na minha maquina segui os passos tudo certinho mas o filme não passa no meu computador na parte inferior do programa aparece "no movie loaded" o que será que fiz de errado .
Abraços colegas yai

Curso Yai - Novidades disse...

Ana Lúcia, faltaram as seguintes instruções antes da pipoca: "Clique, agora, no ícone que representa uma pasta aberta, localize o arquivo que contém o vídeo capturado, selecione o arquivo e clique no botão 'Abrir'."

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)