"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 18 de junho de 2007

Desafio da semana: anotação colaborativa de páginas na web

Você já imaginou usar, em uma aula, páginas da internet às quais você adicionou previamente anotações (comentários) para orientar os seus alunos nas atividades planejadas? Isto é possível! Veja, a seguir, como adicionar anotações a páginas da internet.

O Firefox pode ter as suas funções ampliadas com uma extensão chamada "Fleck" que permite ler anotações públicas colocadas por outros em páginas na internet e, caso cadastrado junto ao serviço Fleck, você pode criar as suas próprias anotações e deixá-las públicas ou não. Se você prefere usar o Internet Explorer, não se preocupe, pois também existe uma extensão Fleck para tal navegador (veja na página do serviço Fleck).

Para instalar o Fleck como uma extensão do Firefox, entre na página com o código de instalção e clique no botão "Install Now". A seguir, clique no botão "Instalar agora" da janelinha "Instalação de programas" e, depois no botão "Reiniciar o Firefox" da janelinha "Complementos". Aguarde um pouco até que o Firefox esteja disponível novamente. Neste momento você vai perceber duas novidades indicadas pelas setas A e B na imagem abaixo.

Para demonstrar algumas das funções do Fleck, abra a página do Curso Yai e, a seguir, clique no ícone indicado pela seta B. Um "Fleck Sidebar" será aberto à esquerda janela do Firefox no qual é indicada a existência ou não de anotações para a página aberta, agrupadas por autor. Clique no grupo de anotações de seu interesse. As anotações correspondentes serão apresentadas na página aberta (a seta D da figura acima aponta para uma anotação criada com o Fleck) bem como a barra de ferramentas indicada pela seta C. Você pode adicionar novas notas com o ícone rotulado "Note", mas tais notas só serão mantidas até a finalização da execução do Firefox na sua máquina.

Se você quiser preservar as suas anotações entre uma execução do Firefox e outra, você deve se cadastrar junto ao serviço Fleck. Na página de tal serviço, clique em "Personal" na parte superior da tela. Depois clique em "sign up". Forneça um nome de usuário (sugestão: use o mesmo nome de sua conta no Google), uma senha (duas vezes) e o seu endereço eletrônico. A seguir, clique no botão "Register". Agora entre na sua caixa postal e clique no link no corpo da mensagem recebida do serviço Fleck a fim de confirmar o seu registro. O procedimento de registro você realiza uma só vez. Depois da primeira vez, você se autentica junto ao serviço Fleck ao clicar no ícone "Account" à direita da barra de ferramentas indicada pela seta C, na figura acima. Na nova página aberta para efetuar a autenticação, clique em "login", forneça o seu nome de usuário e senha, clique no botão "Login" e, a seguir, feche a página na qual você acabou de apresentar as suas credenciais (nome de usuário e senha).

Uma vez apresentadas as credenciais, você pode "salvar" as suas anotações ao clicar no ícone "Save" da barra de ferramentas indicada pela seta C, na figura acima. Se você pretende compartilhar as suas anotações com outros, mantenha o tique na caixa "Public". Caso contrário, remova o tique da opção "Public" ao clicar na caixa antes de executar a operação "Save".

Com as operações básicas apresentadas acima você já consegue anotar páginas na internet. O Fleck permite mais algumas operações. Explore o Fleck para sentir o que mais é permitido fazer.

Caso você queira que os seus alunos tenham acesso às suas anotações o Fleck precisa estar instalado nas máquinas utilizadas pelos alunos.

Um comentário:

Ana Lúcia disse...

Consegui instalar as ferramentas e agora vou fazer uso desta nova descoberta , como material pedagógico acredito que me servirá para ampliar e aprofundar mais a parte teórica de um determinado tema. valeu pela dica.
Abraços colegas yai

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)