Você já terá algo interessante a contar até o dia 25/06?
O programa Educarede da Fundação Telefônica abriu um concurso que "visa sistematizar as experiências bem sucedidas no âmbito do uso da Internet na escola, registrar e organizar metodologias já desenvolvidas". A data limite para a submissão de projetos é o dia 25 de junho de 2007. Será que você já terá uma experiência interessante a relatar até tal data?
Veja e reflita sobre o que a página do concurso tem a dizer sobre "letramento digital":
"No que toca às práticas sociais, o letramento digital é fundamental para o acesso a novas rotinas, seja para pesquisar no computador, usar uma urna de votação ou caixa de banco, acessar os serviços do governo eletrônico, ampliar os espectros de comunicação e a rede de relacionamentos para além dos limites geográficos, participar de redes virtuais de trocas e aprendizagens, publicar e ser autor na WWW.
Atualmente, a escola, em sua função social, passa a incorporar a demanda da inclusão digital. Responsável pela transmissão sistematizada dos conhecimentos, agora cabe a ela também favorecer o acesso e a apropriação de códigos e linguagens próprios da era digital, em particular da Internet.
O potencial comunicativo da Internet precisa ser explorado, no sentido de fortalecer uma prática pedagógica dialogada, que negocia sentidos, que escuta e dá voz aos atores envolvidos no processo, criando oportunidades para o trabalho em rede e para o desenvolvimento da capacidade de cooperar, aprender, acessar e produzir conhecimento.
A inserção da Internet no cotidiano escolar é eficiente quando consegue promover atividades que façam sentido para o educador e o aluno, a partir de uma proposta que vai além da sala de aula, integrando outros espaços de aprendizagem que estejam dentro – como a sala de Informática – ou fora da escola – como museu histórico da cidade, por exemplo."
2 comentários:
edito sim que a função da escola é incluir seja socialmente ou digitalmente, não somente para o aluno mas também para os professores de um modo geral - principalmente os profs. de Ensino Fundamental 1ª a 4ª séries e os professores específicos da disciplina de Português- para que a escrita seja no papel ou computadorizada tenha de fato uma ortografia e acentuação perfeita.
Penso que independentemente de adaptações da língua escrita (gírias) usadas, ainda sim, é importante que escrevamos corretamente, que realmente possamos nos considerarmos letrados e que essa era digital que cresce a cada dia seja-nos mais uma ferramenta de trabalho.
Obs.: Inicio meu comentário com a palavra Acredito.
Desculpem-me pelo erro.
Postar um comentário