"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 14 de maio de 2007

Desafio da semana: Gspace

O Gspace é uma extensão do navegador Firefox que permite usar uma conta no Gmail como um "disco remoto". O Firefox, portanto, é necessário para utilizar o Gspace. O Internet Explorer não serve.

Abra a página do Gspace e clique no botão "Install now". Na janelinha "Instalação de programas", clique no botão "Instalar agora" e, após a conclusão do processo de instalação, clique no botão "Reiniciar o Firefox" da janelinha "Complementos". O Firefox será fechado e, em seguida, reaberto com a extensão Gspace já ativada. Tal ativação é indicada com ícone, no canto inferior direito do navegador Firefox, no formato de um pequeno redemoinho.

Antes de usar o Gspace, é melhor abrir uma nova conta no Gmail para não misturar as suas mensagens usuais de correio eletrônico com arquivos. O procedimento de abertura de conta é bastante simples. Forneça os dados solicitados através de um formulário eletrônico. Antes de enviar o formulário eletrônico preenchido, verifique se o nome escolhido para a conta está disponível ao clicar no botão "Verificar disponibilidade!". Enquanto a resposta for negativa, forneça outro nome e faça uma nova verificação. Achado um nome disponível, preencha o campo "Escolha uma senha:". Para ser aceita a senha escolhida, é preciso que apareça "Relevante" em "Força da senha:". Uma vez preenchido o formulário eletrônico, clique no botão "Aceito. Criar minha conta".

Para abrir o painel do Gspace, clique no pequeno redemoinho no lado direito da barra inferior do Firefox. A figura abaixo ilustra tal painel. Na primeira vez, é preciso cadastrar a conta do Gmail junto ao Gspace que será utilizada como repositório de seus arquivos. Para tal, clique em "Manage Accounts". Na janelinha "Gspace Account Manager", forneça o nome da sua conta para o depósito de seus arquivos, no campo "Gmail ID", e a senha de tal conta, no campo "Password". A seguir, clique nos botões "Add" e "Fechar". Uma vez cadastrada a conta, é só usá-la! Clique em "Login" e forneça a senha da conta.


Agora você pode criar e remover diretórios (clique na pastinha azul), adicionar arquivos (arraste o ícone do arquivo desejado para dentro do painel do Gspace e o largue lá) e transferir arquivos diretórios inteiros do Gspace para a sua máquina (clique com o botão direito em cima do nome ou ícone do objeto que você quer transferir, escolha a opção "Download To" no menu que acaba de ser aberto, indique o diretório alvo da sua máquina na janelinha "Procurar pasta" e clique no botão "OK" para iniciar o processo de descarga.

Para recolher o painel do Gspace, basta clicar no botão bem no canto superior esquerdo do painel (um traço em fundo branco). Para abri-lo novamente, clique no pequeno redemoinho.

Na conta do Gmail, os diretórios e arquivos são "depositados" na forma de mensagens com anexos (veja figura abaixo). Os anexos são os próprios arquivos depositados e meta-dados ("dados sobre dados") necessários para que o Gspace possa reconstruir a hierarquia de diretórios montada no Gmail e localizar os arquivos lá depositados. As mensagens criadas pelo Gspace não devem ser apagadas diretamente no Gmail. Use o painel do Gspace para remover arquivos e diretórios não mais desejados.


Por motivos de segurança, o depósito de alguns tipos de arquivos pode ser inibido. Além da indicação dos tipos de arquivos a serem inibidos, existem outros parâmetros do Gspace que podem ser alterados. Para tal, abra o menu "Ferramentas" do Firefox e escolha a opção "Complementos". Clique em Gspace e a seguir no botão "Opções". As opções podem, então, ser alteradas na janelinha "Gspace preferences".

Observações: Se muitas transferências são feitas no mesmo dia de sua máquina para o Gmail e vice-versa, então a sua conta usada para depositar os arquivos pode ficar bloqueada por 24 horas. Portanto, use o Gspace para cópias de arquivos mais estáveis que você manipula apenas esporadicamente. O Gspace não é um recurso do Google! Se os mecanismos de acesso às contas forem modificadas pela Google, então o Gspace pode não funcionar mais até aparecer uma nova versão do mesmo. Os arquivos, contudo, não se perderão, pois eles foram armazenados como anexos de mensagens e, portanto, podem ser descarregados diretamente através do Gmail. Evite, contudo, fazer isto. Use sempre o Gspace para manipular os arquivos para não bagunçar a estrutura montada no Gmail e só acesse os arquivos diretamente no Gmail se, numa eventualidade, o Gspace deixar de funcionar.

Um comentário:

Unknown disse...

valeu pelo bom tutorial do Gspace

abracos

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)