"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


quarta-feira, 25 de abril de 2007

Xiii..., o arquivo não coube no disquete!

Alguns arquivos que a gente manipula (como softwares de instalação, fotos, áudio e vídeo) podem ser muito grandes. Na hora de tentar gravá-los em um disquete ou enviá-los anexados a uma mensagem de correio eletrônico, isto pode ser um problema. Existe um software gratuito, chamado KFK, com interface em Português de Portugal (veja cópia de sua janela de execução na imagem abaixo). Alguns termos soam estranhos, como "ficheiro", "directoria" ("arquivo" e "diretório", para nós) ou "mais pequeno", mas dá para entender.

O que exatamente faz o software KFK? Ele "fatia" um arquivo grande em diversos menores ("mais pequenos"), que podem ser recombinados posteriormente para, assim, reconstruir o arquivo orginal. Se nas máquinas da sua escola, por exemplo, você só conseguir trabalhar com disquetes e não com CDs e tais máquinas não estiverem ligados à internet, então você pode pegar um arquivo grande em uma máquina fora da escola, "fatiá-lo" com o software KFK e gravar os pedaços e o software de instalação do KFK (ele cabe em um disquete) em disquetes, levar os disquetes para a escola, copiar o conteúdo dos disquetes em um diretório, instalar o software KFK e recompor o arquivo original. Também é possível criar um pequeno programa, que não precisa ser instalado na máquina destino (nem sempre você é autorizado a instalar software em outras máquinas), cuja finalidade é muito particular: recompor exatamente aquele arquivo originalmente "fatiado" a partir de suas "fatias". Para cada desmembramento pode ser gerado o seu programa de recomposição que é único, pois só sabe recompor aqueles pedaços daquele desmembramento. Para gerar tal programa único, selecione "Criar ficheiro de reconstrução automático".

Como instalar o software?

  1. Descarregue o software de instalação do KFK no seu computador.
  2. Execute o software de instalação e siga as instruções. O procedimento é o usual.
Uma vez instalado o software KFK, é preciso testá-lo um pouco para obter uma melhor compreensão do que ele é capaz de fazer. Pegue um arquivo na sua máquina (é melhor tirar uma cópia de algum e trabalhar com a cópia) e tente fatiá-lo de diferentes maneiras e, depois de cada desmembramento, recompô-lo novamente.

Em caso de dificuldades ou dúvidas, o que fazer? Use o grupo de discussão do curso para encaminhá-las!

3 comentários:

Ana Lúcia disse...

Muito legal este programa faz praticamente o que o winrar faz ???
abraços colegas yai

Curso Yai - Novidades disse...

Ana Lúcia, o WinRAR é um programa para compactar e descompactar arquivos. O KFK divide arquivos em arquivos menores e os refaz. O KFK pode, inclusive, dividir e reconstruir arquivos compactados.

Ana Lúcia disse...

Que legal vou instalar na minha máquina e utilizá-lo
abraços colegas yai

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)