"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


sexta-feira, 20 de abril de 2007

Desafio da Semana: descarregar e executar animações em Flash na sua máquina

Existem muitos "joguinhos" na internet feitos em flash que podem ser usados diretamente através de um navegador Web. É possível também tirar cópias de tais "joguinhos" (animações em flash) e mantê-las na sua máquina local ou usá-las em máquinas sem acesso à internet. Veremos, a seguir, como fazer isso!

Animações em flash são visualizadas através de um navegador Web ou "tocador" (player) próprio. Se você não tiver computadores ligados à internet na sua escola, a melhor opção é instalar um tocador flash. As duas formas de visualização requerem a instalação prévia do plugin "Adobe Flash Player". Se você não sabe se tal plugin já se encontra instalado na sua máquina, simplesmente instale-o! Feche o Firefox antes de iniciar o processo de instalação. Tal processo é o convencional. É só seguir as instruções do software de instalação.

Vamos tentar, agora, a instalação de um tocador flash gratuito, chamado "Flash Movie Player", com interface em Português. Em primeiro lugar, descarregue o software de instalação do "Flash Movie Player" na sua máquina. Depois de descarregado, execute o software de instalação. O processo é simples.

As funções do Firefox podem ser ampliadas com extensões, como já visto nas tarefas 1.2.4 e 1.2.5 das atividades programadas. Uma dessas extensões, chamada "Download Embedded", permite que elementos contidas em uma página Web, como vídeos, músicas e animações em flash, possam ser descarregadas, com muita comodidade, na sua máquina local. Entre na página do "Download Embedded" e clique no botão "Install Now". Em seguida irá se abrir uma pequena janela de nome "Instalação de programas". Em tal janelinha, clique no botão "Instalar agora". Após a conclusão da instalação, clique no botão "Reiniciar o Firefox". Depois desse clique, o Firefox é fechado e aberto novamente já com o plugin ativado. Para aqueles que seguiram as recomendações da postagem "Olha o perigo!", é recomendável clicar no botão "Cancelar" ao se abrir a janela "Limpar dados pessoais" para não se perder as informações da sessão de uso do Firefox úteis na reabertura do navegador.

Vamos, agora, testar a descarga de uma animação flash e, a seguir, visualizar a cópia da animação depositada na sua máquina local. Entre na postagem "Cambitolândia" e clique em "Cambitolândia-Jogos". Na página que se abriu, clique em "Quebra-cabeça Brasil". Uma nova janela com o jogo se abriu. Observe a seta vermelha no lado direito da barra inferior. Tal seta foi colocada lá pelo "Download Embedded". Clique em tal seta e escolha a opção "View embedded items". Uma janelinha se abrirá com o nome "Embedded objects". No exercício que estamos realizado só existe um objeto embutido na janelha, o jogo "Quebra-cabeça Brasil" confeccionado em flash. Selecione o item (clique no item que representa o endereço do objeto na internet) e, depois, clique no botão "Download". Escolha o diretório em que você quer descarregar a animação em flash e, então, clique no botão "Salvar". A seguir, a animação em flash é descarregada no diretório escolhido e, pronto, você já tem uma cópia local da animação!

Como visualizar uma cópia local de uma animação em flash? Para abri-la através do Firefox, abra o menu "Arquivo", escolha a opção "Abrir arquivo...", localize o diretório onde a cópia da animação foi depositada, selecione o arquivo da animação e clique no botão "Abrir". Fantástico! A cópia local apareceu no seu navegador!

No caso do "Flash Movie Player", o procedimento é muito parecido. Execute o programa, abra o menu "Arquivo", selecione a opção "Abrir", ... Uma vez aberta a animação, clique no botão na forma de um retângulo que se encontra à esquerda na parte inferior da tela do "Flash Movie Player" e aponta para a direita. Agora jogue à vontade!

O que você deve levar para a escola para que seus alunos possam usar os jogos (as cópias das animações em flash)? Em primeiro lugar, descarregue todas as animações de seu interesse em um diretório do seu computador. Grave, agora, em um CD uma cópia de tal diretório, o plugin "Adobe Flash Player" e o software de instalação do "Flash Movie Player". Na escola, em todas as máquinas usadas pelos alunos, instale o plugin "Adobe Flash Player" e depois o software "Flash Movie Player" a partir do CD (basta um clique duplo no ícone para iniciar o processo de instalação) e copie o diretório com os joguinhos (animações em flash) para o disco rígido do computador. Pronto, as máquinas estão preparadas para o uso dos joguinhos. Em momentos posteriores não é mais preciso instalar o plugin e o tocador de flash. Basta levar para a escola só as cópias dos joguinhos.

Caso você tenha alguma dúvida ou encontrar um problema que não saiba resolver, então não hesite em pedir ajuda no grupo de discussão do curso Yai.

Desejamos animadas atividades com seus alunos!

4 comentários:

Angela Maria disse...

Olá!

Na escola em que leciono, existem professores específicos de Informática, que ministram suas aulas no mesmo horário, isto é, durante as aulas de Português e Matemática, metade de uma turma sai para a Informática, enquanto que a outra metade permanece em sala de aula e o professor aplica uma atividade diferenciada - Geometria e Redação.

No momento, ocorre o desenvolvimento de um projeto piloto da própria SE chamado "Visual Class", que será apresentado, a príncipio, lá na UE mesmo e, depois, o finalista irá à SE.

Acredito que este não seja o melhor momento para desenvolver o desafio proposto, pois não quero prejudicar o desempenho dos grupos que foram formados e que participarão do Concurso.

Curso Yai - Novidades disse...

olá,Angela mas vc pode realizar a tarefa so como um conhecimento a mais para vc sem aplicar nesse momento com os alunos
abraços...

Angela Maria disse...

Nossa!

Vocês são bem rápidos!

Obrigada por respoderem!

Eu já naveguei por esse site antes, mesmo de vocês sugerirem, porque o encontrara em uma das novidades anteriores e achei bem interessante.

Ana Lúcia disse...

Muito legal segui todos os passos e deu tudo certo obrigada pela dica
Abraços colegas yai

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)