"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


segunda-feira, 30 de abril de 2007

Desafio da semana: gerar arquivos em PDF

O que é PDF? PDF é o acrônimo de "Portable Document Format" (Formato de Documento Portável). Como o próprio nome já sugere, o PDF é um formato, para documentos digitais, independente de sistema operacional (como o Linux e o Windows). Isto é, documentos em PDF podem ser lidos em computadores com sistemas operacionais distintos daqueles em que foram originalmente gerados. Uma outra vantagem é que um documento em PDF não pode ser alterado (em tese). Na internet, isto pode ser importante. Imagine que você editou um relatório em Word e enviou uma cópia (arquivo .doc) para outra pessoa. Aquela pessoa pode facilmente alterar o seu documento e passá-lo adiante, já alterado, como se a nova versão fosse totalmente de sua autoria. Isto pode dar a maior confusão, dependendo de quem recebe a versão alterada e das alterações feitas. Ao invés de repassar o documento no formato do Word, é mais seguro você repassar a cópia em formato PDF.

Uma maneira simples de gerar documentos em formato PDF é instalar um software "pseudo-controlador" de impressora, isto é, um software que se faz passar por impressora, mas, ao invés de imprimir, gera um arquivo. É como se a "impressão" se desse no disco rígido ou em um disquete, por exemplo, em um "papel virtual" o arquivo). Um "pseudo-controlador" PDF pode ser acionado a partir de qualquer software que tenha a função "Imprimir". Desta forma, com um software desses, é possível gerar um documento em PDF a partir de um editor de texto, de software de planilha eletrônica ou de geração de desenhos, por exemplo.

Existem diversas alternativas de "pseudo-controladores" PDF. Um deles se chama "PrimoPDF" e é usado aqui por ser gratuito e funcionar muito bem.

Como instalar o "PrimoPDF"? Descarregue o software de instalação do "PrimoPDF" na sua máquina. Execute tal software de instalação. O processo de instalação é simples. Basta clicar no botão "Next", aceitar a licença de uso e siga clicando nos botões "Next". Será que deu tudo certo? Se você chegou neste ponto, você está lendo estas instruções no seu navegador Web. Que tal gerar uma versão em PDF dessa página? Abra o menu "Arquivo" do seu navegador e escolha a opção "Imprimir...". Uma janelinha de nome "Imprimir" surgirá. Abra, agora, a lista de impressoras (clique a seta para baixo que está aparecendo ao lado da sua impressora padrão). Uma das opções de "impressora" passou a ser o "PrimoPDF". Selecione tal opção (clique no nome "PrimoPDF"). Na janela "PrimoPDF", clique no botão "...". Na janelinha "Salvar como", escolha o diretório destino, dê um nome ao arquivo PDF no campo "Nome do arquivo" e clique no botão "Salvar". A seguir, clique no botão "OK". Aguarde um pouco e o arquivo gerado em PDF aparecerá no seu leitor PDF padrão (normalmente é o Adobe Reader, mas pode ser outro).

Se você chegou até aqui com sucesso, parabéns! O seu grau de "letramento digital" melhorou ainda mais!!!

Um comentário:

Ana Lúcia disse...

Gostei muito do desafio consegui cumprir todas as etapas e adorei o Primo PDF vou fazer uso dele .
abraços colegas yai

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)