"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


sábado, 31 de março de 2007

Olha o perigo!

Diversas informações são coletadas nos bastidores enquanto você usa a internet. O objetivo é restaurar determinados contextos de uso da última sessão no início da próxima. Isto é muito conveniente, em alguns casos, mas também tem seus riscos. Vírus e softwares mal intencionados, que se instalam sorrateiramente em função de alguns usos mais ingênuos, podem repassar as informações sobre o seu padrão de uso da internet e outras, como senhas, para pessoas que podem fazer um uso indevido das mesmas. Como reduzir esses riscos? Veja mais informações na página "Privacidade no Firefox".

sexta-feira, 30 de março de 2007

Entulhos "digitais"

Ao usarmos o nosso computador, deixamos um rastro de "lixo digital" para trás que não percebemos, mas que está lá entupindo o disco rígido do nosso computador. São arquivos temporários criados pelos pacotes de software que usamos que não foram apagados, informações parcialmente descarregadas da internet e muitas outras coisas. Se não removidas, elas permanecem no nosso disco rígido por tempo indeterminado, ocupando espaço.

Para usuários Windows, existe um software gratuito que faz a "faxina" no disco e remove todos os "entulhos". Ele se chama CleanUp! (http://www.stevengould.org/software/cleanup/).
A instalação é simples:

  1. Descarregue (download) o software de instalação ao clicar em "Download CleanUp! now". Procure na nova página "Primary download site (setup program):" e clique no nome de arquivo que se segue com sufixo ".exe". A versão mais recente no momento desta postagem é "CleanUp452.exe". Salve o arquivo no seu computador.
  2. Depois de concluída a descarga no seu computador do arquivo com software de instalação, "abra" o arquivo (isto é, dê um duplo clique nele). Se você usou o Firefox para descarregar tal arquivo, ele vai se encontrar no seu "desktop" (tela inicial do seu computador também denominada "área de trabalho").
  3. Ao "abrir" o arquivo, você inicia o processo de instalação. Faça um tique (clique no quadradinho) em "I agree with the above terms and conditions". Clique no botão "Start". Remova o tique (ao clicar no tique) de "View Readme File". Clique no botão "OK". Responda "Sim" à pergunta "Restart now?"
  4. Depois de reiniciado o seu computador (isto, finalizada a sessão Windows e aberta uma nova), clique no botão "CleanUp!". Surpreso com quanto espaço em disco foi liberado?
  5. Após à conclusão da "faxina" no disco de seu computador, o botão "CleanUp!" ficará destacado novamente. Agora clique no botão "Close". À pergunta "Do you wish to logoff now?" responda "Não". Não há necessidade de reiniciar imediatamente o seu computador. A remoção dos arquivos que ficaram de ser removidos na abertura de uma nova sessão Windows pode ser postergada sem problemas.
A remoção dos "entulhos digitais" em seu disco pode ser efetuada sempre que você achar conveniente fazer uma nova "faxina". Clique em "Iniciar" no canto inferior da tela, a seguir em "Todos os programas", selecione "CleanUp!" e clique em "CleanUp!" ao lado do ícone com a mão e a esponja.

TIC Domicílios e Usuários

O Comitê Gestor da Internet no Brasil realiza, anualmente, uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil denominada "TIC Domicílios e Usuários". As pesquisas retratam o problema da exclusão digital no país. Os dados levantados, em 2006, indicam que somente 14,5% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, 54,4% da população brasileira nunca usou um computador e 66,7% da população brasileira nunca usou a internet.

quinta-feira, 29 de março de 2007

"A chance de vencer o atraso no ensino"

A edição 461 da revista Época traz um artigo intitulado "A chance de vencer o atraso no ensino". Motivado pelo "computador de 100 dólares" em avaliação pelo Governo Federal, o artigo tenta discutir o "potencial" das tecnologias de informação e comunicação de "tirar as escolas do passado e trazer os professores para a era digital dos alunos". Em termos das novas tecnologias, qual é a situação da escola? O que o artigo diz a respeito?


Segundo o Ministério da Educação, apenas 30% dos alunos do ensino fundamental brasileiro estudam em escolas onde há algum computador. Na prática, muitas vezes os computadores não ficam disponíveis para os alunos. Estão trancados em laboratórios ou são usados na secretaria. Mesmo nas particulares, dos 3,3 milhões de alunos que cursam da 1a à 8a série, mais de 1 milhão ainda não tiveram acesso a um computador. A média brasileira é de uma máquina para cada 50 alunos. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda uma para cada cinco estudantes. Nos Estados Unidos, as escolas oferecem um computador para cada três alunos.

Com o "computador de 100 dólares", o governo pretende mudar tal situação. As expectativas são grandes, mas quais as chances de sucesso da "revolução" pretendida?

Cuidado para não ser o pato da vez!

As fraudes praticadas através da Internet causam cada vez mais preocupação. Muitas tentativas de fraude ocorrem via correio eletrônico. Informe-se sobre o "modus operandi" dos fraudadores na Internet para não ser a próxima vítima. Um bom ponto de partida para investigar melhor a questão é o artigo "Scam - A fraude inunda o correio eletrônico" de Márcio d'Ávila.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Atualização no sítio do curso

Pessoal,
O item 3.2.1. solicita a abertura e a configuração de um diário virtual (blog) no sítio www.blogger.com. A opção "Veja mais" deste mesmo item apresenta uma ajuda para a criação do diário virtual. A ajuda disponível nesta opção estava dividida em 5 partes e foi atualizada, apresentando a criação do diário de uma maneira mais curta (e agora está dividida em 4 partes!).
Assim, esta ajuda ficará um pouco diferente do que está apresentado no cd que vocês receberam na aula presencial.
Obrigado!

"Dicas de Comportamento na Internet"

Para esta semana está programado um uso mais intensivo de correio eletrônico. Como este recurso deve ser usado? No portal "Clube do Professor" encontra-se uma página de nome "Dicas de Comportamento na Internet" com recomendações básicas. Confira!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Um Amigo Próximo

Olá, a partir do dia 26/03/2007 o blog e o "Curso Yai" contam com o apoio de um bolsista, o aluno Douglas Pasquali Pedroso, do curso de licenciatura em Química e Física Integrada da Unicamp, para tirar dúvidas e oferecer a ajuda necessária aos professores-alunos participantes do "Curso Yai". Estarei diariamente acompanhando os resultados e problemas que surgirem. E, por também serem professores, espero que "ninguém vá para casa com dúvidas", perguntem!

sábado, 24 de março de 2007

"Busca Educação"

O Yahoo! mantém um diário virtual com informações para profissionais da área de Educação. O nome do diário é "Busca Educação". Professores podem divulgar lá os seus trabalhos com Tecnologias de Informação e Comunicação através da página "Participe do blog". Exemplos de diários virtuais interessantes são relacionados na seção "Blogs Recomendados" da coluna direita.

sexta-feira, 23 de março de 2007

"Informática Educativa"

A Profa. Josete Zimmer mantém um diário virtual desde outubro de 2004. O nome de seu diário é "Informática Educativa" e, em tal diário, ela registra experiências de utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula. Algumas das experiências relatadas pela Profa. Josete poderiam ser reproduzidas na sua escola?

quinta-feira, 22 de março de 2007

"Sites e dicas interessantes para professores"

A Profa. Gládis Leal dos Santos, de Joinville/SC, mantém um diário virtual sobre recursos de interesse educacional na internet. O nome de seu diário é "Oficina de Educação: Sites e dicas interessantes para professores". Confira! A Profa. Gládis mantém o seu diário desde julho de 2005. Para ler as postagens mais antigas, explore a seção "Visite também os arquivos" na coluna direita da página do diário virtual. Será que você vai encontrar algo interessante para a sua prática docente?

quarta-feira, 21 de março de 2007

Dúvidas? Dificuldades específicas?

Não hesite em manifestar as suas dúvidas e pedir ajuda em caso de dificuldades específicas. Até o final da execução da atividade 04, as dúvidas e as dificuldades podem ser encaminhadas para


Uma outra forma de encaminhamento é através de comentários que você pode adicionar a esta particular "postagem" com a descrição de sua dúvida ou dificuldade. Veja como fazer isto na página "Como comentar postagens em diários virtuais?".

Para ser consistente com a proposta de aprendizagem colaborativa do curso, as dúvidas, a partir da atividade 05, devem ser manifestadas no grupo de discussão aberto para os participantes do curso.

terça-feira, 20 de março de 2007

Diários virtuais

A página de Participantes começa a ser atualizada com os endereços dos Diários Virtuais de cada um. Visite e explore os diários já publicados!

Como redirecionar mensagens no Gmail?

Na discussão ocorrida no sábado, dia 17/03, foi levantada a questão de múltiplas contas de correio eletrônico. "Mais uma conta para gerenciar?" Os serviços de correio eletrônico permitem que mensagens sejam redirecionadas para outras contas. Para ilustrar tal facilidade, um procedimento foi detalhado para mostrar como isto pode ser feito no Gmail e a sua leitura é recomendada na tarefa 4.1.2.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Como efetuar o acesso aos serviços do Google?

Em função de uma dúvida recorrente no sábado, dia 17/03, foi detalhado um procedimento de acesso aos serviços do Google e tal procedimento foi incluído na atividade 02 (tarefa 2.2.2).

sábado, 17 de março de 2007

Atualizações no sítio do curso

Foram atualizados no sábado, depois da aula presencial e, portanto, não constam no cd fornecido aos participantes:

  • Em Atividades Programadas, item "Preparação para a aula inaugural", corrigido o nome do programa para abrir arquivos pdf de "Adober" para "Adobe"
  • Em Participantes, corrigido o nome da Solange e retirado o nome de usuário da Beatriz (será informado um novo em breve).
  • Em Atividades Programadas, no item 02., nos procedimentos de configuração da conta, a senha estava indicada como "yai2007" e foi corrigida para "cursoyai2007XX"

Encontro presencial/Aula Inaugural

Cerca de 32 participantes estiveram presentes no primeiro encontro presencial do curso, realizado em Itatiba, no CECI "Marina de Araújo Pires".
Na primeira parte da aula os alunos e coordenadores se apresentaram, contaram um pouco de sua experiência profissional e falaram também sobre as suas expectativas com relação ao curso. Em seguida, os participantes responderam ao questionário proposto pelos coordenadores.

Participantes respondendo ao questionário


Participantes respondendo ao questionário

Já na segunda parte do encontro, depois de um breve café, os coordenadores falaram sobre o funcionamento do curso, abordando questões técnicas e operacionais.



Prof. Hans falando aos participantes

Na última parte do encontro todos seguiram para o laboratório de informática e exploraram o sítio (site) do curso.
No final foram sorteados dois exemplares do livro "O Tear e a Cidade - Tecendo as histórias de uma vida", de autoria de Sebastião Mantovani aos presentes. As ganhadoras foram Margarida Lourenço e Maria Eugênia.

terça-feira, 13 de março de 2007

Início do curso - Aula inaugural

O início do curso será presencial e está programado para o dia 17 de março de 2007, das 8h às 12h, no CECI "Marina de Araújo Pires" em Itatiba-SP.
Os detalhes da programação das atividades para este encontro presencial, e também para o restante do curso, podem ser encontrados em http://cursoyai.googlepages.com.

domingo, 4 de março de 2007

Já somos uma turma!!!

A Unicamp recebeu os pedidos de inscrição e elas já estão sendo processadas. Os participantes agora têm hora marcada para um encontro presencial: 17 de março de 2007, 8 horas da manhã, em local reservado pela Secretaria de Educação do Município de Itatiba. É a oportunidade de todos se conhecerem um pouco melhor, esclarecermos as dúvidas sobre as atividades a serem desenvolvidas, apresentarmos as nossas expectativas e darmos início à "aventura virtual"!

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)