"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


sexta-feira, 30 de março de 2007

Entulhos "digitais"

Ao usarmos o nosso computador, deixamos um rastro de "lixo digital" para trás que não percebemos, mas que está lá entupindo o disco rígido do nosso computador. São arquivos temporários criados pelos pacotes de software que usamos que não foram apagados, informações parcialmente descarregadas da internet e muitas outras coisas. Se não removidas, elas permanecem no nosso disco rígido por tempo indeterminado, ocupando espaço.

Para usuários Windows, existe um software gratuito que faz a "faxina" no disco e remove todos os "entulhos". Ele se chama CleanUp! (http://www.stevengould.org/software/cleanup/).
A instalação é simples:

  1. Descarregue (download) o software de instalação ao clicar em "Download CleanUp! now". Procure na nova página "Primary download site (setup program):" e clique no nome de arquivo que se segue com sufixo ".exe". A versão mais recente no momento desta postagem é "CleanUp452.exe". Salve o arquivo no seu computador.
  2. Depois de concluída a descarga no seu computador do arquivo com software de instalação, "abra" o arquivo (isto é, dê um duplo clique nele). Se você usou o Firefox para descarregar tal arquivo, ele vai se encontrar no seu "desktop" (tela inicial do seu computador também denominada "área de trabalho").
  3. Ao "abrir" o arquivo, você inicia o processo de instalação. Faça um tique (clique no quadradinho) em "I agree with the above terms and conditions". Clique no botão "Start". Remova o tique (ao clicar no tique) de "View Readme File". Clique no botão "OK". Responda "Sim" à pergunta "Restart now?"
  4. Depois de reiniciado o seu computador (isto, finalizada a sessão Windows e aberta uma nova), clique no botão "CleanUp!". Surpreso com quanto espaço em disco foi liberado?
  5. Após à conclusão da "faxina" no disco de seu computador, o botão "CleanUp!" ficará destacado novamente. Agora clique no botão "Close". À pergunta "Do you wish to logoff now?" responda "Não". Não há necessidade de reiniciar imediatamente o seu computador. A remoção dos arquivos que ficaram de ser removidos na abertura de uma nova sessão Windows pode ser postergada sem problemas.
A remoção dos "entulhos digitais" em seu disco pode ser efetuada sempre que você achar conveniente fazer uma nova "faxina". Clique em "Iniciar" no canto inferior da tela, a seguir em "Todos os programas", selecione "CleanUp!" e clique em "CleanUp!" ao lado do ícone com a mão e a esponja.

Nenhum comentário:

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)