"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


terça-feira, 31 de julho de 2007

Conquiste a Rede

O seguinte trecho consta da reportagem de Bruno Magrani intitulada "Conquiste a Rede" e publicada no portal "Cultura Livre":

"Conquiste a Rede é uma coleção sobre ferramentas que permitem a você, com um pouco de conhecimento, ser dono de um veículo de comunicação. São quatro livros, assinados por Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, que podem ser lidos sem custos por qualquer internauta. Os livros fazem referências a programas e serviços gratuitos e disponíveis para usuários de Linux, PC e Mac."
Os quatro livros da coleção são:

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Desafio da semana: WavePad - um editor de áudio e muito mais

O WavePad (página em Espanhol, página em Francês) é um software de edição, gravação e conversão de áudio em diferentes formatos como mp3, ogg, wav, rm e wma. A sua versão básica, com muitos recursos bastante sofisticados, é gratuita. Existem três opções de instalação em relação à interface de usuário: Inglês, Espanhol e Francês. Tal software instala o WavePad e oferece a opção de instalar mais quatro pacotes de software: Express Burn CD Recorder, Express Rip CD Ripper, RecordPad Sound Recorder e Switch Audio File Converter. As duas primeiras opções adicionais só interessam caso você ainda não possua um software de gravação e cópia de CDs. O RecordPad Sound Recorder é só uma versão "demonstração" da versão paga. Não compensa instalar tal software. Em outro desafio mais adiante será apresentado uma alternativa sem custo.

O procedimento de instalação do software em Inglês é o seguinte: inicie a execução do software de instalação, marque "I agree with this terms", clique no botão "Avançar", selecione "Switch Audio File Converter", clique no botão "Avançar" e aguarde. O processo de instalação do "WavePad" e do "Switch" é todo automático dali para frente. Ícones de acesso são criados na tela do computador (desktop) e os dois pacotes são abertos e prontos para serem usados. O processo de instalação se encerra automaticamente. Nenhuma ação adicional é necessária.

Agora feche o "WavePad" e o "Switch" e entre na subseção "Infantil" da seção "Sons" da "Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa". Escolha, por exemplo, o CD "Meu pé meu querido pé" de Hélio Ziskind. As músicas podem ser acessadas pelos ícones à direita do nome da música. Para descarregar uma música na sua máquina, clique com o botão direito do mouse sobre tal ícone, escolha a opção "Salvar link como..." no menu acaba de ser aberto, escolha o diretório no qual você deseja salvar o arquivo com a música escolhida e clique em "Salvar". Pronto, a cópia da música já se encontra na sua máquina.

Vamos supor que você escolheu a música "Ratinho escovando os dentes". O seu formato é rm. Tente, agora, converter a música para o formato mp3. Abra a janela de execução do "Switch" e clique em "Add File(s)". Navegue até o diretório no qual você depositou a música e selecione "All Files" no campo rotulado "Arquivos do tipo:". Clique no arquivo com a música e, a seguir, no botão "Abrir". No campo "Output Format" selecione a opção ".mp3". Se você quiser depositar o arquivo convertido em outro diretório, então clique no botão "Browse..." e faça a escolha adequada. Feito isso, clique no botão "Convert". Aguarde e pronto! Você já tem a sua música em formato mp3.

Outras coisas interessantes podem ser realizadas com o "WavePad". Aprecie com moderação!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Domínio Público - Portal

O Governo Federal disponibiliza, na internet, obras da literatura, publicações sobre educação, vídeos do TV Escola, hinos brasileiros e uma diversidade de publicações das mais diversas áreas do ensino. É só ir na página com o mecanismo de busca, por exemplo, colocar em tipo de mídia (texto, som, vídeos, etc.), escolher a áreas na busca (Matemática, Biologia, Direito, etc.), clicar em pesquisar e, pronto, diversas opções aparecem que podem ser descarregadas no seu computador.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

UPA


"A Unicamp de Portas Abertas (UPA)é um evento anual através do qual, durante dois dias, a Unicamp abre suas portas a estudantes de ensino médio e fundamental de todo o País. O objetivo é oferecer a esses estudantes a oportunidade de conhecer uma importante instituição de ensino superior com 58 cursos de graduação e 127 programas de pós-graduação que é ao mesmo tempo um destacado centro de investigação científica e tecnológica, com 20 unidades de ensino e pesquisa e milhares de projetos em desenvolvimento."
Para obter mais informações sobre a programação das atividades oferecidas e inscrever sua escola acesse o sítio do UPA.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Play Kids Games

O sítio "Play Kids Games" oferece diversos jogos didáticos que requerem um vocabulário reduzido de Inglês. Tais jogos podem estimular a aquisição de novas palavras por parte de alunos de Inglês e fazem uma "ponte" como outras disciplinas como Matemática e Geografia. Os jogos não precisam ser instalados. Eles são acionados dentro do navegador de internet. A sua carga, contudo, é um pouco lenta por causa da tecnologia empregada (Java).

terça-feira, 24 de julho de 2007

FunSchool

Procurando atividades para os seus alunos de Inglês? Provavelmente você vai encontrar algo interessante e adequado no sítio "FunSchool".

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Desafio da semana: Spider Player, o tocador mp3, e as músicas dos "bons tempos"

O Spider Player é um software para reproduzir áudio em formato mp3 (e alguns outros formatos) no seu computador. O software é gratuito e bastante "leve" se comparado com as demais alternativas. Outra vantagem: durante o seu processo de instalação não é preciso estar conectado na internet como exigido por diversos outros tocadores de áudio.

Para descarregar o software de instalação, clique no botão "DOWNLOAD NOW" da página do Spider Player e, a seguir, clique em "Download Installer". Uma vez descarregado, execute o software de instalação na sua máquina. Na janela "Selecionar Idioma do Programa de Instal...". clique no botão "OK". Depois, na janela "Spider Player - Programa de Instalação", clique no botão "Avançar", selecione "Eu aceito os termos do Contrato", clique quatro vezes, em sucessão, no botão "Avançar", a seguir clique no botão "Instalar", mais uma vez no botão "Avançar" e finalmente no botão "Concluir".

A execução do Spider Player será iniciada automaticamente. Clique com o botão direito do mouse em qualquer região da janela de execução do Spider Player. Escolha a opção "Options" do menu que acabou de ser aberto. Em "Language", escolha "Portuguese". Pronto, a interface de usuário do software está configurada para Português.

E agora? Que músicas vamos tocar no Spider Player? Que tal músicas do "seu tempo" ou, caso ainda muito jovem, do "tempo de seus pais"? Vamos para a página "Dr. Joe's Oldies and Goodies music page". A maioria das músicas nesta página está no formato mp3. No Firefox, se você colocar o cursor em cima do nome de uma música, então na "área de status" (barra inferior da janela do Firefox) aparecerá o endereço de internet (também conhecido como URL) da música. Se o sufixo for .mp3, então ela está no formato adequado para o Siper Player.

Como descarregar uma música daquela página na sua máquina? Primeiramente crie uma pasta nova para depositar as músicas. Depois volte à pagina com as músicas, posicione o cursor em cima da música mp3 de seu interesse, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar link como...". Na janela "Salvar como", navegue até o diretório onde você deseja depositar a cópia da música e clique no botão "Salvar". Repita o procedimento para mais algumas músicas.

Chegou a hora de tocar no Spider Player as músicas descarregadas da internet. Abra a janela de execução do Spider Player e clique no botão "+" no canto inferior esquerdo. Escolha a opção "Escolher pasta...". Na janela "Procurar pasta", navegue até a pasta com as cópias das músicas e clique "OK". Aguarde. Quando aparecer a lista de músicas em "Playlist", dê um duplo clique na música que você quer escutar primeiro. A música será reproduzida e depois as demais que se sucedem. Se você quiser tocar as músicas em ordem aleatória (isto é, ao acaso), então clique nas duas setas que se cruzam à esquerda da imagem da aranha.

Agora explore um pouco mais o Spider Player para ver o que mais é possível fazer com o software. Divirta-se!

Quer levar músicas em formato mp3 para os computadores da sua escola ainda não conectados à internet? Então grave em um CD o software de instalação do Spider Player e o diretório com as músicas em um CD. Em cada computador da escola instale o Spider Player a partir do CD conforme o procedimento apresentado acima e copie o diretório com as músicas para o disco rígido. Adicione as músicas à lista do Spider Player conforme instruções acima e tudo estará pronto para você compartilhar as músicas com os seus alunos!

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Fábulas, Lendas, Mitos, Ilustrações



O sítio "Dicas para Pais e Educadores" contém diversos materiais interessantes para o ensino infantil e fundamental. Confira!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Integração das Instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino

O documento "Integração das Instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino - Um estudo de caso pode subsidiar as secretarias e conselhos para que efetivem a integração de creches aos sistemas municipais de ensino, realizando um atendimento de qualidade às crianças brasileiras de zero a seis anos de idade."

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação

"Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação é um documento que tem por finalidade contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de zero a seis anos."

terça-feira, 17 de julho de 2007

Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil

"Os Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil (Parâmetros Básicos, Encarte) consistem em estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das Instituições de Educação Infantil para que estes se tornem promotores de aventuras, descobertas, desafios, aprendizagem e facilitem as interações."

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Desafio da semana: avalie ferramentas para auxiliar crianças com dificuldades de alfabetização

Em uma disciplina de graduação da Unicamp, os alunos criaram "objetos educacionais". Eles são úteis e de fácil uso pelo professor e pelas crianças? Existe algum problema que precisa ser corrigido? O que falta? Se você, como educador, tem alguma contribuição a dar, então comente esta postagem6

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

"Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas que contribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. O Referencial é composto por três volumes (Volume 1, Volume 2, Volume 3) que pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país."

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil

"Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (Volume 1, Volume 2) contêm referências de qualidade para a Educação Infantil a serem utilizadas pelos sistemas educacionais, que promovam a igualdade de oportunidades educacionais e levem em conta diferenças, diversidades e desigualdades do nosso imenso território e das muitas culturas nele existentes."

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Experiências premiadas

Na busca de idéias para projetos instigantes para os seus alunos? Inspire-se em "vinte experiências selecionadas na primeira edição do Prêmio Professores do Brasil relatadas em uma publicação do Ministério da Educação (Parte 1, Parte 2). São 10 experiências da educação fundamental e 10 da educação infantil premiadas em 2005 e publicadas em 2006". Ainda não encontrou algo adequado? Então confira também os "Projetos Premiados, na 5ª edição do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, versão 2004. Este trabalho reúne os 24 projetos indicados, para divulgar as experiências de professoras e professores que atuam na Educação Infantil, em creches e pré-escolas públicas, nas diversas regiões brasileiras, fazendo-as emergir dos sistemas de ensino e comunidades onde foram desenvolvidas. Cada texto é um relato da prática diária desses mestres e suas crianças."

terça-feira, 10 de julho de 2007

ProInfantil


O Ministério da Educação disponibiliza na internet uma coleção muito rica de textos do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil. "Os textos destinam-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não."

segunda-feira, 9 de julho de 2007

9 de Julho - Aniversário da Revolução Constitucionalista

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.



Veja mais sobre a Revolução Constitucionalista na Wikipédia.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Blog do Grupo Um

O Blog do "Grupo Um" - Ana Lúcia, Christiane, Eduardo e Robinéia - já pode ser visitado!
O endereço é http://wwwgrupoumcursoyai.blogspot.com/. O "Grupo Um" convida a todos a visitarem e deixarem seus comentários!

terça-feira, 3 de julho de 2007

Museu de Valores

"O Museu de Valores foi criado pelo Banco Central com a finalidade principal de contribuir para a preservação da memória nacional no que diz respeito aos meios de pagamento, partindo-se do princípio de que o dinheiro é importante forma de expressão da cultura de um povo e registro indispensável para a sua História Econômica. Para tanto, reúne, ordena e conserva cédulas, moedas e outros documentos e objetos que, de algum modo, exprimam valor monetário."
.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Desafio da semana: 20/20

Dê um toque especial nas suas imagens e fotos com um software com a ferramenta gráfica 20/20! O programa possui filtros para efeitos especiais e permite adicionar anotações, capturar telas além de outras operações gráficas. O software é sem custo, mas em troca aparecem pequenas propagandas na parte inferior da tela de trabalho. Embora a interface seja apenas em Inglês, vale a pena o esforço de usá-la.

Para instalar o software, obtenha o código de instalação na página 20/20 do portal Sofotex. Clique no botão "Download Now!". Uma nova página será aberta. Aguarde até se iniciar o processo de descarga do software. Como ele virá compactado., use a sua ferramenta descompressão favorita (se você não possui nenhuma, instale a ferramenta IZarc mencionada no desafio de 7 de maio de 2007 antes de instalar o software 20/20) e execute o programa SETUP.EXE (dê um clique duplo no nome do programa e a sua execução será iniciada). O processo de instalação é simples. Siga as instruções do programa de instalação ("Next", "I Accept", "Next", "Next", "Next", aguarde a conclusão do processo de instalação, "Finish"). A execução do software 20/20 será iniciado automaticamente. A janela do software é aberto no topo da tela.

Abra, agora, o menu "File", selecione "Open" e escolha uma imagem ou foto armazenada no seu computador. Depois de aberta a imagem, você precisa clicar em qualquer uma das abas "Annotations", "Capture", "Color Select", "Selection", "Font", ... para que a barra de menus se torne ativa novamente. Entre no menu "Image" e selecione "Filters & Effects". Agora você pode aplicar uma série de filtros à imagem aberta. Para ver o efeito de um filtro, clique em "Preview". Caso você gostou do resultado, clique em "Apply". Mais filtros podem ser aplicados. Quando você conseguiu o que queria, clique em "Close and Save". Se você quer desistir e não salvar os efeitos aplicados à imagem, então clique no X preto à direita do botão "Close and Save".

Veja agora alguns efeitos sobre a imagem abaixo:

Imagem original

Filtro: Tile Maker

Filtro: Warp

Filtro: Wave

Filtro: Oil Paint

Filtro: Motion Blur

Filtro: Mosaic

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)