"Compondo blocos ..."

"Compondo blocos ..."
Foto © Darren Heste CC: Atribuição, Não-Comercial


quarta-feira, 30 de maio de 2007

Eu, etiqueta


Poema de Carlos Drummond de Andrade recitado por Paulo Autran na rádio Band News FM, no dia 29/11/2006.

terça-feira, 29 de maio de 2007

IBGE Países@


O IBGE disponibiliza na internet um mapa interativo com informações demográficas, econômicas e geográficas de todos os países reconhecidos pela ONU.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Desafio da semana: Tux Paint, divertido e educativo

Com o software Tux Paint você pode dar asas à sua imaginação. Tal software oferece ferramentas de fácil uso até para crianças em processo de alfabetização. Elas vão se divertir muito enquanto aprendem. Ou será que elas irão aprender enquanto se divertem? Uma infinidade desenhos pode ser criada apenas com simples cliques do mouse. O software disponibiliza diversas alternativas de "carimbos", que vão desde animais até objetos como um alicate.

Para instalar é fácil. Na página do Tux Paint, clique em "Download"; escolha em que sistema operacional você deseja instalar o Tux Paint (Windows, Linux, ...), isto é, clique no nome do sistema operacional desejado; na nova página que se abrir, clique em "Tux Paint" seguido do número da versão do software. Uma nova página se abrirá. Aguarde um pouco, pois o processo de descarga do software de instalação no seu computador vai se iniciar automaticamente. Uma vez concluído o processo, execute o software de instalação do Tux Paint. O procedimento é o usual (no Windows: "Avançar", "Eu aceito os termos do Contrato", 5 × "Avançar", "Instalar", "Concluir").

Terminado o procedimento de instalação do Tux Paint, retorne, no seu navegador, à página anterior e clique em "Tux Paint Stamps". O procedimento de descarga e o de instalação dos "carimbos" são semelhantes aos já descritos para o Tux Paint.

Uma vez instalados o Tux Paint e os "carimbos", chegou a hora de deixar vazar a sua criatividade. Execute o software Tux Paint e divirta-se!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Porta Curtas

O Porta Curtas Petrobras contém diversos curtas-metragem, como "O Xadrez das Cores" e "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti". Encontram-se na lista centenas de curtas prontos para assistir. Na página existe, também, uma referência (link) a um mecanismo de busca ("Ache um curta") para facilitar a localização de curtas.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Escaleno

O Jornal "O Estado de São Paulo" disponibiliza diversas atividades para os seus leitores mirins (e para quem mais quiser delas usufruir) no sítio de nome "Escaleno". As atividades são muito bem projetadas para o público a que se destinam e a apresentação do sítio equilibra bem animações, cores, textos e áudio.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Animação de mãos


Vídeo inspirado no poema "Pescaria" de Cecília Meirelles.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Blogs: exemplos e dicas

Por que manter um blog? Aqui constam três matérias de experiências e motivações de um recurso cada vez mais utilizado por professores e alunos como ferramenta de aproximação entre os mesmos.

Os artigos também dão exemplos de blogs que deram certo.

Você já observou que no "Painel" do Blogger (isto é, aquela primeira página apresentada a você depois de efetuar a sua autenticação junto ao Google) é apresentada a opção "Criar um blog"? Para que serve tal opção? Como usuário do Google, você pode criar quantos blogs você quiser com o mesmo nome de usuário. Assim, além de seu blog para registrar o seu percurso de aprendizagem no Curso Yai, você pode criar um blog para cada projeto que você desenvolve com os seus aluno, por exemplo. Use e abuse de blogs para organizar e difundir informações sobre as suas diferentes frentes de atuação tanto profissionais como pessoais!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Desafio da semana: montar uma cruzadinha "digital"

A atividade proposta consiste em criar uma cruzadinha a ser resolvida através de um navegador Web. Um exemplo do que pode ser criado é a cruzadinha "Mamíferos". As imagens animadas usadas na confecção da cruzadinha "Mamíferos" são algumas das publicadas no portal GOgraph divulgado na postagem "Ilustrações gratuitas". A interface do software necessário está em Inglês, o que aumenta um pouco o grau de dificuldade para aqueles com menor desenvoltura naquela língua. A atividade requer a execução de diversos passos detalhados a seguir:

  1. O software utilizado para gerar a cruzadinha "Mamíferos" se chama Hot Potatoes. Diversos tipos de exercícios a serem resolvidos através de um navegador podem ser construídos com ferramentas de tal software (JQuiz: exercícios de múltipla escolha, JCloze: exercícios para preencher lacunas em frases com palavras omissas, JMix: exercícios para reconstruir frases a partir de suas palavras embaralhadas, JMatch: exercícios para estabelecer associações, JCross: "cruzadinhas"). Vejas alguns exemplos de exercícios, em Inglês, geradas com o software. As configurações do software podem ser alteradas para gerar exercícios em Português. A primeira coisa a ser feita é descarregar o software de instalação na sua máquina e depois executá-lo. O procedimento de instalação é o convencional.

  2. Após a instalação, execute o programa. É preciso cadastrar-se para ter acesso a todas as facilidades do software. Para tal utilize a barra de menus na parte superior da janela e escolha "Help" e, em seguida, "Register". Depois clique no botão "Get a key". Uma página será aberta no seu navegador. Clique em "read the license terms" e uma caixa será aberta com os termos da licença sob a qual o software é liberado. Abaixo desta caixa aparece a frase "I have read the license agreement, I understand that Hot Potatoes is NOT FREEWARE. and I agree to be bound by the licensing terms". Clique no quadradinho em frente a tal frase e, a seguir, será aberto logo abaixo um formulário eletrônico no qual você precisa fornecer o seu nome, o seu sobrenome, o seu endereço eletrônico e precisa selecionar "Brazil" no campo "The country you live or work in". A seguir, clique no botão "Submit". A chave para o programa será enviada para o seu endereço postal.
  3. Resgate a chave da sua caixa postal eletrônica, isto é, abra a mensagem recebida e copie a chave enviada. Na janela do Hot Potatoes, abra o menu "Help" e escolha a opção "Register". Na nova janela aberta, digite o seu nome completo, insira a chave recebida e clique no botão "OK". A partir desse momento software tem todas as suas funções liberadas.
  4. Clique, agora, na batata "JCross". Uma nova janela será aberta com a grade para montar a cruzadinha. Insira as letras na grade, depois clique no botão "Add clues" para adicionar as dicas. Se você quiser criar uma página Web com a cruzadinha, abra o menu "File" e selecione a opção "create Web page". A página já pode ser testada, mas sairá com as instruções em Inglês.
  5. Para converter as instruções para Português, você precisa selecionar o menu "Options", selecionar "Configure Output" e traduzir os textos em Inglês.
  6. Para publicar a sua cruzadinha na internet, entre em http://pages.google.com, clique em "upload" no lado inferior direito, identifique o arquivo a ser carregado no servidor do Google. Depois de concluída a operação, clique no nome do arquivo e ele aparecerá no seu navegador pronto para ser usado por você ou qualquer outra pessoas para a qual você passar o endereço da página da cruzadinha.
Em caso de dúvidas ou problemas na tradução do Inglês, não hesite de pedir ajuda no grupo de discussão do curso. Tão logo você consigua resolver o desafio, informe a sua façanha e o endereço da sua cruzadinha na forma de comentário da presente postagens ou envie uma mensagem eletrônica para a coordenação do curso!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Bons dicionários de Inglês

Existem dois dicionários de Inglês excelentes na Internet. O dicionário "TheFreeDictionary", além de apresentar sinômimos e frases que ilustram o uso de cada palavra, também disponibiliza o áudio da pronúncia da palavra pesquisada. O outro dicionário meritório de ser aqui mencionado é o "Answers.com". Ele é mais que um dicionário: ele é um "meta-dicionário"! Isto é, ele é um mecanismo que pesquisa a palavra fornecida em diversos dicionários disponíveis na Internet e retorna o resultado encontrado em cada um deles. Se você tiver dúvidas sobre a pronúncia de um determinada palavra em Inglês ou sobre a sua forma de uso ou, ainda, procura um sinônimo, você já sabe onde procurar!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Encontro presencial extra

Prezados participantes do Curso Yai,

No próximo sábado, dia 19/05, das 8 às 12 horas, haverá um encontro presencial extra, no mesmo local em que foi realizado o primeiro (no CECI "Marina de Araújo Pires") no início do curso.

Os principais objetivos deste encontro são:

1. Auxiliar, durante o encontro, os participantes na superação de dificuldades no uso das tecnologias e na realização de atividades em atraso, contando para tal principalmente com a colaboração dos colegas mais adiantados e os membros da coordenação do curso. Assim, é nosso desejo realizar um encontro presencial de
compartilhamento e socialização de conhecimentos em que todos têm um papel importante a cumprir. Todos têm algo a aprender com os demais. Uma maneira muito eficaz de aprimorar o nosso conhecimento é confrontar o nosso entendimento sobre determinadas questões com o entendimento de outros. O exercício de práticas de colaboração efetiva é crítico para as atividades da
segunda metade do curso.

2. Obter dos participantes efetivamente interessados um comprometimento de continuar a desenvolver as atividades do curso até o seu término de forma minimamente sincronizada. As atividades da segunda metade do curso serão desenvolvidas de maneira colaborativa e, para se ter sucesso nesta empreitada, uma participação regular se faz necessária. Se isto não ocorrer, o curso simplesmente “trava” e não conseguiremos levá-lo até o fim.

3. Acordar, de forma consensual com aqueles que desejarem seguir até o final, uma nova data de término do curso, inicialmente definida para o início de julho, que seja confortável para todos os envolvidos.

Outros assuntos podem e devem ser levantados durante o encontro. A coordenação do curso entrará em contato com cada um para salientar a importância do comparecimento nesta data e os objetivos do encontro.

Contamos com a presença de todos! Até sábado!

Desde já, obrigado

A Coordenação do Curso do Curso Yai

Você já terá algo interessante a contar até o dia 25/06?

O programa Educarede da Fundação Telefônica abriu um concurso que "visa sistematizar as experiências bem sucedidas no âmbito do uso da Internet na escola, registrar e organizar metodologias já desenvolvidas". A data limite para a submissão de projetos é o dia 25 de junho de 2007. Será que você já terá uma experiência interessante a relatar até tal data?

Veja e reflita sobre o que a página do concurso tem a dizer sobre "letramento digital":

"No que toca às práticas sociais, o letramento digital é fundamental para o acesso a novas rotinas, seja para pesquisar no computador, usar uma urna de votação ou caixa de banco, acessar os serviços do governo eletrônico, ampliar os espectros de comunicação e a rede de relacionamentos para além dos limites geográficos, participar de redes virtuais de trocas e aprendizagens, publicar e ser autor na WWW.

Atualmente, a escola, em sua função social, passa a incorporar a demanda da inclusão digital. Responsável pela transmissão sistematizada dos conhecimentos, agora cabe a ela também favorecer o acesso e a apropriação de códigos e linguagens próprios da era digital, em particular da Internet.

O potencial comunicativo da Internet precisa ser explorado, no sentido de fortalecer uma prática pedagógica dialogada, que negocia sentidos, que escuta e dá voz aos atores envolvidos no processo, criando oportunidades para o trabalho em rede e para o desenvolvimento da capacidade de cooperar, aprender, acessar e produzir conhecimento.

A inserção da Internet no cotidiano escolar é eficiente quando consegue promover atividades que façam sentido para o educador e o aluno, a partir de uma proposta que vai além da sala de aula, integrando outros espaços de aprendizagem que estejam dentro – como a sala de Informática – ou fora da escola – como museu histórico da cidade, por exemplo.
"

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Plano de Desenvolvimento da Educação

O Ministério da Educação lançou, no dia 25 de abril, um novo plano para a área, o "Plano de Desenvolvimento da Educação". Tal plano também contempla uma ação específica de "Inclusão Digital":

"O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir computadores para todas as escolas públicas até 2010. Serão gastos cerca de R$ 650 milhões nas 130 mil escolas de educação básica. Depois de equipar as escolas de ensino médio em 2007, o MEC quer ampliar o acesso à tecnologia nas instituições públicas de 5ª a 8ª séries e, posteriormente, 1ª a 4ª séries. Ainda em 2007, serão implantados cinco mil laboratórios nas escolas rurais e 8,8 mil em escolas urbanas de 5ª a 8ª séries, totalizando 101,5 mil microcomputadores."
E agora José?

terça-feira, 15 de maio de 2007

Cultura Africana e Afro-Brasileira

  • O Canal Futura disponibilizou dois jogos:
    1. Tocando Juntos: jogo para conhecer vários instrumentos de origem africana; e
    2. Fui à África e vi ...: jogo de memória em que o jogador precisa repetir a seqüência de animais apresentada.
    Clique na imagem abaixo para acessar a página do Canal Futura.


  • Visibilizando as contribuições culturais africanas no Brasil em imagens

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Desafio da semana: Gspace

O Gspace é uma extensão do navegador Firefox que permite usar uma conta no Gmail como um "disco remoto". O Firefox, portanto, é necessário para utilizar o Gspace. O Internet Explorer não serve.

Abra a página do Gspace e clique no botão "Install now". Na janelinha "Instalação de programas", clique no botão "Instalar agora" e, após a conclusão do processo de instalação, clique no botão "Reiniciar o Firefox" da janelinha "Complementos". O Firefox será fechado e, em seguida, reaberto com a extensão Gspace já ativada. Tal ativação é indicada com ícone, no canto inferior direito do navegador Firefox, no formato de um pequeno redemoinho.

Antes de usar o Gspace, é melhor abrir uma nova conta no Gmail para não misturar as suas mensagens usuais de correio eletrônico com arquivos. O procedimento de abertura de conta é bastante simples. Forneça os dados solicitados através de um formulário eletrônico. Antes de enviar o formulário eletrônico preenchido, verifique se o nome escolhido para a conta está disponível ao clicar no botão "Verificar disponibilidade!". Enquanto a resposta for negativa, forneça outro nome e faça uma nova verificação. Achado um nome disponível, preencha o campo "Escolha uma senha:". Para ser aceita a senha escolhida, é preciso que apareça "Relevante" em "Força da senha:". Uma vez preenchido o formulário eletrônico, clique no botão "Aceito. Criar minha conta".

Para abrir o painel do Gspace, clique no pequeno redemoinho no lado direito da barra inferior do Firefox. A figura abaixo ilustra tal painel. Na primeira vez, é preciso cadastrar a conta do Gmail junto ao Gspace que será utilizada como repositório de seus arquivos. Para tal, clique em "Manage Accounts". Na janelinha "Gspace Account Manager", forneça o nome da sua conta para o depósito de seus arquivos, no campo "Gmail ID", e a senha de tal conta, no campo "Password". A seguir, clique nos botões "Add" e "Fechar". Uma vez cadastrada a conta, é só usá-la! Clique em "Login" e forneça a senha da conta.


Agora você pode criar e remover diretórios (clique na pastinha azul), adicionar arquivos (arraste o ícone do arquivo desejado para dentro do painel do Gspace e o largue lá) e transferir arquivos diretórios inteiros do Gspace para a sua máquina (clique com o botão direito em cima do nome ou ícone do objeto que você quer transferir, escolha a opção "Download To" no menu que acaba de ser aberto, indique o diretório alvo da sua máquina na janelinha "Procurar pasta" e clique no botão "OK" para iniciar o processo de descarga.

Para recolher o painel do Gspace, basta clicar no botão bem no canto superior esquerdo do painel (um traço em fundo branco). Para abri-lo novamente, clique no pequeno redemoinho.

Na conta do Gmail, os diretórios e arquivos são "depositados" na forma de mensagens com anexos (veja figura abaixo). Os anexos são os próprios arquivos depositados e meta-dados ("dados sobre dados") necessários para que o Gspace possa reconstruir a hierarquia de diretórios montada no Gmail e localizar os arquivos lá depositados. As mensagens criadas pelo Gspace não devem ser apagadas diretamente no Gmail. Use o painel do Gspace para remover arquivos e diretórios não mais desejados.


Por motivos de segurança, o depósito de alguns tipos de arquivos pode ser inibido. Além da indicação dos tipos de arquivos a serem inibidos, existem outros parâmetros do Gspace que podem ser alterados. Para tal, abra o menu "Ferramentas" do Firefox e escolha a opção "Complementos". Clique em Gspace e a seguir no botão "Opções". As opções podem, então, ser alteradas na janelinha "Gspace preferences".

Observações: Se muitas transferências são feitas no mesmo dia de sua máquina para o Gmail e vice-versa, então a sua conta usada para depositar os arquivos pode ficar bloqueada por 24 horas. Portanto, use o Gspace para cópias de arquivos mais estáveis que você manipula apenas esporadicamente. O Gspace não é um recurso do Google! Se os mecanismos de acesso às contas forem modificadas pela Google, então o Gspace pode não funcionar mais até aparecer uma nova versão do mesmo. Os arquivos, contudo, não se perderão, pois eles foram armazenados como anexos de mensagens e, portanto, podem ser descarregados diretamente através do Gmail. Evite, contudo, fazer isto. Use sempre o Gspace para manipular os arquivos para não bagunçar a estrutura montada no Gmail e só acesse os arquivos diretamente no Gmail se, numa eventualidade, o Gspace deixar de funcionar.

domingo, 13 de maio de 2007

Grande Amor


Homenagem às Mães.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Desafios para aulas de Matemática

Você quer excitar fortemente a curiosidade de seus alunos? Então proponha a seus alunos alguns desafios!

quinta-feira, 10 de maio de 2007

IBGE teen

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mantém um portal para o público jovem chamado "IBGE teen" em que alguns dos dados coletados e compilados pelo IBGE são apresentados em uma linguagem mais dinâmica e apropriada para os jovens de hoje. As seções "Mapas!" e "Calendários!" são particularmente interessantes!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Ler deveria ser poibido

terça-feira, 8 de maio de 2007

Flora Brasiliensis

Em 1817, o botânico Carl Friedrich Philipp von Martius veio ao Brasil na comitiva da arquiduquesa da Áustria Maria Leopoldina, futura imperatriz do Brasil, e depois passou mais dez meses na região da Amazônia. A quantidade de dados científicos coletados foi tão grande que a sua sistematização e publicação ocuparam o botânico até a sua morte, em 1868, e outros botânicos até 1906. A obra resultante se chama "Flora Brasiliensis" e ela é, até a data de hoje, uma das principais obras de referência na área. A obra, em 15 volumes, descreve 22.767 espécies de plantas. Por ser uma obra rara (restaram poucos exemplares completos), ela foi digitalizada e disponibilizada na internet. Sinta o prazer de "manusear" uma obra rara tão valiosa!

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Desafio da semana: compressão e descompressão de arquivos, a "máquina virtual Java" e o programa VerbOS

Um ou mais arquivos (ou mesmo diretórios inteiros) podem ser comprimidos para reduzir o seu tamanho com a ajuda de programas especializados. Tais programas removem informações redundantes que podem ser retiradas sem que ocorram perdas de dados essenciais. Programas utilizados para comprimir arquivos também efetuam a operação inversa, isto é, a "descompressão" de um arquivo comprimido para que as informações nele contidas possam novamente ser utilizadas da forma usual. Muitos arquivos costumam ser disponibilizados na internet de forma comprimida para reduzir o tempo de transferência entre o servidor e uma máquina "cliente" que solicita uma cópia.

Um programa gratuito de compressão e descompressão de arquivos com interface de usuário em Português se chama IZArc. Ele é bastante poderoso, pois é capaz de tratar diferentes formatos de compressão, como os formatos ZIP, ARJ, RAR. Vamos ver como instalar o programa IZArc. Primeiramente descarregue o software de instalação do IZArc. Clique no primeiro botão "Download" e depois clique no botão "Salvar arquivo" da janelinha "Abrir IZArc_Setup.exe". Se você usou o Firefox para descarregar o programa de instalação na sua máquina, então clique em "Abrir" na janelinha "Downloads". Clique no botão "Next", selecione a opção "I accept the agreement", clique repetidas vezes no botão "Next" até aparecer o botão "Install", clique nesse último e aguarde. Se aparecer uma mensagem de erro, clique no botão "Ignorar". Quando aparecer a lista "Select a language", selecione (isto é, clique em) "Portuguese Brasil" e, a seguir, clique no botão "OK". Na janelinha "Opções", clique no botão "OK". Agora tire a marquinha de "View What's New" (clique na própria marquinha) e, a seguir, clique no botão "Finish". Pronto, o programa IZArc está devidamente instalado na sua máquina!

Vamos usar agora o IZArc para ajudar na instalação do software VerbOS. O software foi desenvolvido para visualizar, editar e testar conjugações de verbos em Francês, Espanhol e Português bem como funcionar como dicionário do Inglês para as outras línguas e vice-versa. O software foi desenvolvido na tecnologia Java. Para usar o VerbOS (ou qualquer outro software desenvolvido com tal tecnologia) é necessário instalar a "máquina virtual Java" (Java Runtime Environment). A forma mais simples de fazer isto é via o portal "Baixaki". Lá, na página do "Java Runtime Environment", clique no botão "Baixar". Uma vez descarregado na sua máquina, execute o programa de instalação. O procedimento é simples. Se aparecer a mensagem "This software has already been installed on your computer. Would you like to reinstall it?", então a "máquina virtual Java" já se encontra instalada na sua máquina e não é preciso instalá-la novamente. Neste caso, simplesmente clique no botão "No".

Uma vez resolvida a questão da "máquina virtual Java", vamos, então, tratar da instalação do software VerbOS.

O software VerbOS é um software livre e, muitas vezes, softwares desse tipo pecam um pouco no acabamento. Como o software de instalação do VerbOS apresenta, no momento, um pequeno defeito, vamos primeiramente criar o diretório ("pasta" na nomenclatura do Windows) no qual instalaremos o software. Abra o diretório "Arquivos de programas", no disco C, e crie o diretório "VerbOS". Feito isto, abra a página na qual as partes necessárias para o funcionamento do software VerbOS estão disponibilizadas. Descarregue na sua máquina primeiramente o arquivo compactado com o software de instalação do VerbOS (clique em "VerbOS Windows exe" - a primeira opção). Uma vez descarregado, o IZArc vai abrir e mostrar o que tem dentro do arquivo compactado. Clique na pasta e depois dê um clique duplo em "VerbOS.exe". Esta última operação irá iniciar a execução do software de instalação diretamente a partir do IZArc. Quando abrir a janelinha "Alert", simplesmente clique no botão "OK". Clique no botão "Next" e, depois, outra vez no botão "Next". Selecione a opção "In an existing Program Group" e clique novamente no botão "Next". Em seguida, clique no botão "Install" e, depois, no botão "Done". Pronto! O software VerbOS está instalado e pode ser executado, a partir de "Iniciar" (botão no canto inferior esquerdo do monitor do seu computador), na lista "Todos os programas". O software demora um pouco para abrir. Ele ainda não pode ser utilizado por completo, pois ainda falta instalar os seus complementos.

Volte à página com os arquivos compactados. Descarregue todos os "plugins" e todos os "dictionaries" e os descomprima em algum diretório (o diretório alvo - sugestão: C:\temp) que você consiga facilmente localizar depois. Como você faz isto? Quando o IZArc abrir para mostrar o conteúdo do arquivo compactado, clique em "Extrair". Na janelinha "Extrair", selecione o diretório alvo (clique no ícone com a pastinha com a seta sugerindo a sua abertura e, na janelinha "Procura pasta", navegue até o diretório alvo e clique no botão "OK"). Em seguida clique no botão "Extrair". Uma vez descomprimidos todos os arquivos, abra o programa VerbOS e adicione os complementos. Vamos começar com os "plugins" das línguas apoiadas (French, Portuguese e Spanish)! Abra o menu "File" e selecione a opção "Add Language". Na janelinha "Select the language plugin directory", navegue até o diretório alvo e selecione um "plugin" (French, por exemplo) e clique no botão "Open". Repita o mesmo procedimento para os demais "plugins". Uma vez incorporados os "plugins" de línguas, vamos incorporar agora aos "plugins" de dicionários (eng-fra, eng-por, eng-spa, fra-eng, por-eng e spa-eng). Abra o menu "File", escolha a opção "Add Dictionary", navegue até o diretório alvo, selecione um "plugin" (eng-fra, por exemplo) e clique no botão "Open". Repita a operação até que todos os "plugins" de dicionários tenham sido incorporados. Feche o programa VerbOS, abra-o novamente e ele estará pronto para ser usado na sua plenitude. Se aparecer alguma mensagem de erro durante a incorporação dos "plugins", então simplesmente feche o programa, abra-o novamente e continue com os procedimentos de incorporação dos "plugins".

Se os computadores na sua escola não estão ligados à internet, como você deve proceder? Grave em um CD: o software de instalação do IZArc, o software de instalação da "máquina virtual Java", o software de instalação do programa VerbOS e todos os seus "plugins". No computador da escola, execute primeiramente o software de instalação do IZArc, depois o da "máquina virtual Java" e por último o do programa VerbOS. Uma vez instalados tais softwares, incorpore os "plugins" do VerbOS conforme descrito acima. Se as máquinas na escola não tiverem leitores de CD, então siga as instruções da postagem "Xiii..., o arquivo não coube no disquete!".

O desafio aqui colocado exige a instalação e o uso conjugado de mais de um software. Isto é bastante comum com softwares ditos livres. Normalmente a página de um software assim informa de quais outros pacotes de software ele depende e que precisam ser instalados antes da instalação do software de nosso interesse. Uma das grandes vantagens de softwares livres é que eles podem ser utilizados de forma irrestrita, em quantas máquinas desejadas e a um custo zero! Isto é muito interessante para a escola, onde os recursos sempre são escassos. As principais desvantagens são processos de instalação nem sempre fáceis e alguns defeitos menores (como os acentos nos pronomes na interface do VerbOS).

Não custa lembrar novamente: em caso de dúvida ou um problema na instalação dos softwares, entre em contato via o grupo de discussão do curso.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Contando História

O sítio "Contando História" disponibiliza diversas histórias clássicas, animadas e interativas, como: "O rei Midas", "O rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda", "O pássaro uirapuru", "O gênio da lâmpada", "Dom Quixote" e muitas outras!

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Ciência Hoje das Crianças On-line

Artigos selecionados da revista Ciência Hoje das Crianças e outras informações interessantes para estimular a curiosidade científica dos alunos encontram-se na internet. Confira!

O endereço da página muda a cada número novo da revista. Se aparecer um formulário eletrônico para assinar a revista, então clique em "CH DAS CRIANÇAS" para ter acesso a reportagens do último número.

 Licença de Uso


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





 Promoção e Apoio

Logo: UnicampLogo: Instituto de ComputaçãoLogo: Escola de Extensão da UnicampLogo: Prefeitura do Município de ItatibaLogo: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais (LITE)